Juan Pedro Moreno Delgado 

Líder

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Possui graduação em Arquitectura Urbanismo y Diseño Industrial – Universidad Nacional Federico Villarreal (1986), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade sustentável, gestão da mobilidade urbana, planejamento de transporte e uso do solo, dinâmica urbana e análise espacial por geoprocessamento.


Ilce Marilia Dantas Pinto

Vice Líder

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1983), especialização em Gerenciamento dos Transportes pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Trânsito e Sistemas de Apoio à Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade sustentável, mobilidade inclusiva e acessibilidade universal, estudos de Pólos Geradores de Viagens, planejamento e operação de sistema de transportes e trânsito, segurança de trânsito, simulação e controle de tráfego.


Denise Maria da Silva Ribeiro

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1982), especialização em Gerenciamento dos Transportes pela Universidade Federal da Bahia (1988) e Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana (MEAU) pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora do Magistério Superior Adjunto II, em regime de dedicação exclusiva, no Depto. de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Mobilidade Urbana e Regional, bem como na área de Segurança de Trânsito, com ênfase em Educação para o Trânsito. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento integrado de transporte e uso do solo, mobilidade urbana sustentável, com ênfase no transporte por bicicleta e transporte sobre trilhos, acidentes de trânsito, com ênfase em fatores de risco e medidas educativas. 


Silvia Camargo Fernandes Miranda 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Professora, Adjunto III, Dedicação Exclusiva, no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (2014), com o tema “Mobilidade Urbana das Pessoas com Restrição Segregadas Socioespacialmente”, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (2010), com o tema “Acessibilidade das Pessoas com Deficiência no Transporte Público de Passageiros”, e Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1992). Experiência nas áreas de Urbanismo e Engenharia de Transporte e Trânsito, com ênfase em Infraestrutura Viária, Mobilidade Inclusiva e Gestão do Território, com atuação nos seguintes temas: pessoas com mobilidade reduzida, inclusão social no transporte, desenho universal, segregação socioespacial, projeto geométrico de vias, engenharia de tráfego e estatística aplicada ao transporte. 


Marcella Sgura Viana 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Possui graduação em ciências ambientais – Università di Bologna (2001) – Itália e Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Brasil. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em mobilidade sustentável, Engenharia de Transportes, Geoprocessamento aplicado à Transporte, atuando principalmente no seguinte tema: logística urbana. Atualmente é professora e pesquisadora pela UFBA, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Transportes e Geodesia. 


Jorge Ubirajara Pedreira Junior

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (2013), especialização em Engenharia Ferroviária e Metroferroviária pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia (2017) e mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (2015). Foi analista e coordenador de processos de inspeção e manutenção de via permanente ferroviária nos 13 mil km da malha nacional da América Latina Logística nos estados do MT, MS, SP, PR, SC e RS (2012-2013). Desde 2016, é Professor Assistente do Departamento de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da UFBA, ministrando as disciplinas relacionadas a Logística, Estatística, Modelagem, Simulação e Otimização em sistemas de transportes. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Tecnologia em Transportes Terrestres da UFBA. É também embaixador do programa Railway Talents da UIC (União Internacional de Ferrovias) no Brasil, promovendo ações de disseminação da cultura ferroviária em escala global por meio da elaboração de artigos, divulgação de notícias e inovações no setor, promoção de carreiras e organização de eventos.


José Lázaro de Carvalho Santos 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2001), doutorando no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, – PPGAU/UFBA, na área de concentração Urbanismo, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2008) na linha de pesquisa Transporte e Meio Ambiente,especialização em Planejamento e Gestão de Trânsito pela UniCesumar (2013), especialização em Gestão Pública Municipal pela UNEB (2005). Professor assistente da Escola Politécnica da UFBA. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Transporte e Tráfego Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, desenvolvimento urbano, pólos geradores de viagens, planejamento urbano e regional, planejamento dos transportes urbanos e políticas urbanas.


Patrícia Lustosa Brito 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, mestrado em Geografia pela UnB e Doutorado na área de Informações Espaciais pela Escola Politécnica da USP, com um ano de sanduíche na Louisiana State University, EUA. Já trabalhou com planejamento e análise territorial na CONDER e Ministério das Cidades, em ONGs, em empresas e universidades privadas e atualmente é Professora Adjunto DE e coordenadora do Laboratório de Cartografia e SIG do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia, coordenadora do curso de Pós graduação em Engenharia de Civil e foi por 3,5 anos coordenadora do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Tem mais recentemente desenvolvido pesquisas na área de Infra estrutura de dados espaciais para Universidades, Sensoriamento remoto do espaço rubano e de áreas informais, Mapeamento colaborativo, Analises espaciais para Saúde Pública, Novas geotecnologias para estudos na área de desastres e de megaeventos.


André Luis Oliveira de Melo 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Experiência de mais de 15 anos em projetos e gestão de processos relacionados às áreas de Logística, Transportes, Ferrovias e Geotecnia. Iniciou em 1998 suas atividades profissionais como Pesquisador no Laboratório de Geomática da UFV, atuando no desenvolvimento e implantação de planos diretores de municípios e de bacias hidrográfica utilizando técnicas de geoprocessamento e SIG´s (ArcInfo, ArcView, ERDAS, Idrisi e MapInfo). Em 2001 concluiu o Mestrado em Engenharia Civil – Geotecnia pela UFV e posteriormente foi aprovado para exercer a função de PCJ (Trainee) da VALE. Foi direcionado para a FCA, aonde exerceu as funções de Engenheiro Residente, Engenheiro Pleno, Gerente de Manutenção e Gerente de Operaç&ot ilde;es, além do desenvolvimento e implantação de projetos de aumento de produtividade e eficiência, de redução de custos, de programas de melhoria contínua, de gestão por processos e de gestão para resultados, com ênfase em gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina do dia-dia. Atuou também na gestão de obras de infra e superestrutura de transportes terrestres. Neste período, concluiu o MBA em Logística Empresarial pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ. Em 2008, passou a atuar na EFVM – Estrada de Ferro Vitória à Minas da VALE como Engenheiro Master e Coordenador de Processos em atividades de planejamento, desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão por processos. Neste período, além de concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, exerceu a função docente na UVV e na UNIV IX nas disciplinas Logística, Transportes e Geotecnia. Além disso, atuou nas atividades de docência na UnB, para o curso de Engenharia Civil, na disciplina de Geotecnia 2. Participa, como membro, do Comitê ABNT/CEE-162 de Elaboração de Orçamentos e Formação de Preços de Empreendimentos de Infraestrutura, no RailTalent e no Rail-Uni-Net, este uma rede de professores, pesquisadores e consultores de institutos e universidades, sem fins lucrativos, voltados para o desenvolvimento educacional, de pesquisas tecnológicas e de atração/retenção de talentos para o setor ferroviário internacional. Exerceu a função de Gerente de Projetos Ferroviários no MT e de Gerente de Projetos Ferroviários na ANTT. Atualmente é Especialista em Regulação de Transportes Terrestres – Infraestrutura pela ANTT atuando nas atividades de elaboraç&atil de;o e implementação de normas regulatórias, elaboração de planejamento estratégico de logística e transportes, fiscalização técnica-operacional, avaliação técnico-econômica e regulatória de projetos de infraestrutura de transportes, estudos de viabilidade, revisão de tarifas e modelagem econômico-financeira para novas Concessões e desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão de ativos com inteligência geográfica (geoprocessamento, SIG´s, softwares livres QGis e GVSig). Exerce também a função de Professor Assistente da cadeira de ferrovias e infraestrutura de transportes da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente, encontra-se desenvolvendo seu doutoramento em Engenharia Civil na Universidade de Birmingham, Inglaterra.


Larissa Virgínia da Silva Ribas 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2014). Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2017). Atualmente, é professora Assistente de Transportes/Infraestrutura de Transportes na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (DETG) da Escola Politécnica. Foi professora substituta da UFPE (2018-2019), no Centro Acadêmico do Agreste – CAA, lecionando disciplinas para o curso de Engenharia Civil. Tem experiência técnica em Engenharia Civil, na elaboração de projetos e consultorias nas áreas de infraestrutura rodoviária e sistema de gestão de pavimentos.


Caroline Dias Amancio de Lima 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (DETG) da Escola Politécnica. Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil pelo PEC/COPPE/UFRJ, área de concentração em Geotecnia com linha de pesquisa em Pavimentos e Estabilização de Solos. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I. Atua na área de Geotecnia e Transportes com ênfase em Pavimentos e Infraestrutura de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação (puros, estabilizados e modificados – convencionais, alternativos e sustentáveis), dimensionamento de pavimentos, avaliação estrutural e funcional de pavimentos, e mecânica dos pavimentos (comportamento de pavimento e comportamento de materiais). Interesse em projetos, construção e gerência/manutenção de rodovias, ferrovias e aeroportos.


Isabel Cristina de Oliveira Magalhaes Amorim 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Professora Assistente A do Departamento de Engenharia de Transporte e Geodésia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (DETG – EPUFBA/UFBA). Membro pesquisadora do Grupo de Estudo CETRAMA – Centro de Estudos de Transportes e Meio Ambiente da EPUFBA. Doutorado em andamento no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, na área de concentração de Transportes e Gestão das Infraestruturas (início em março de 2019). Palavras-chave da tese em elaboração: Medidas de transportes; Política de transportes; Agenda 2030; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil; área de concentração: Transportes e Gestão da Infraestruturas Urbanas) – 2019. Palavras-chave da dissertação defendida: Ferramenta de indicadores; Potencial transformador; Planos de mobilidade urbana; Desenvolvimento sustentável. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Palavras-chaves do Trabalho de Conclusão de Curso: Plano de mobilidade; Política de transportes; Avaliação de conformidade.


Artur Caldas Brandão 

Clique aqui para acessar o currículo lattes

Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Escola de Engenharia Eletro Mecânica da Bahia (1987), com mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Engenharia de Produção / Cadastro Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professor Associado do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia (DETG) da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, onde ingressou em 1993 como docente da área de Topografia, desenvolvendo desde então, atividades de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação. Atua principalmente nas seguintes áreas: Cadastro Territorial, Topografia, Geodésia / GNSS, Georreferenciamento. Foi um dos principais responsáveis pela criação do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFBA, em 2009. Em 2010.2 realizou estágio de capacitação no Karlsruher Institut für Technologie (KIT), Alemanha, PROBRAL / CAPES / DAAD. Coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA (2010/2012). Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da UFBA (2006/2008, 2008/2010 e 2018/2020). Diretor de Inovação da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (julho/2012 a abril/2015). Desde 2003 atua em projetos diretamente relacionados aos sistemas de cadastro territorial, com execução de georreferenciamento de imóveis, capacitação de recursos humanos, projetos de pesquisas, projetos de extensão, organização de eventos, orientação, publicações. Principais ações e projetos: Membro da equipe de colaboradores na elaboração da primeira Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais (1NTGIR / INCRA, 2004); Membro do Grupo de Trabalho – GT INCRA / RFB / universidades (UFPE, UFSC e UFBA) criado pela Portaria / INCRA / P / N. 144 de 25/05/2009, para elaborar Projeto para Reforma Cadastral e de Estruturação do CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, no âmbito da Lei 10.267/01; GeoCadastro UFBA – ações em geoprocessamento e cadastro territorial; PROEXT / MEC / MinCidades – 2009 a 2013 (capacitação de cerca de 250 servidores municipais de aproximadamente 150 municípios da Bahia em sistemas de geoprocessamento e cadastro territorial); SPU-Geo – Validação e capacitação em metodologia para a gestão da geoinformação da SPU – projeto financiado pela SPU, envolvendo as universidades UFF, UFBA, UFSC, UFMG, UFAM (2017 / 2018); CTM Aracaju (2021/22) – Modelagem do Sistema de Cadastro Territorial Multifinalitário de Aracaju-SE (Projeto 15386 – 05/2021 – FEP / PMAracaju); Membro do Comitê ABNT/ CE-002:133.017 – Serviços Topográficos.


Vagner Santana Bispo Brandão 

Técnico

Profissional com mais de 12 anos de experiência no desenvolvimento de projetos nas áreas urbana, rural, transporte, meio ambiente e energia. Trajetória inclui aplicação do geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na análise espacial e gestão de dados complexos. Expertise em modelagem de dados para melhoria contínua de informações estratégicas. Trabalhou em empresas de médio e grande porte, liderou equipes multidisciplinares em projetos integrados, sempre focando em soluções sustentáveis e inovadoras. Habilidades em técnicas de mapeamento, análise de dados geoespaciais. Comprometido com a excelência na execução de projetos e na promoção de práticas que impactem positivamente a sociedade.”